Em 1983 o prefeito da época em Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima, teve a ideia de concentrar os festejos juninos no centro da cidade. Assim foi iniciado o São João de Campina, no Parque do Povo, um espaço de 42 mil metros quadrados, com barracas de comidas típicas e muito forró.
Em 2019, o Maior São João do Mundo completa 36 anos de história, uma das principais festas populares do país! São 31 dias, cerca de 5.000 artistas, 1.800 atrações culturais e 12 palcos descentralizados.
O São João de Campina Grande está cada dia maior e existem também outros locais para o turista visitar e aproveitar. A Vila Sítio São João é um vilarejo rural cenográfico do século XIX que oferece atrações musicais e pratos típicos.
A “Locomotiva Forrozeira”, o trem especial vai da estação velha de Campina Grande até o distrito de Galante, em uma viagem de 1h30 com muita animação e forró e quando chega no distrito, a festa é garantida.
A cidade se veste de festas em casas de shows e pontos turísticos diversos, Campina Grande vira um grande arraial de tradição e alegria.